Biblioteca Parque Estadual do Rio de Janeiro...Eu fui!

Olá!
Todos bem?
Lá fui eu conhecer a nova reforma da biblioteca Estadual. Ficou o máximo!
Venham comigo para esse passeio!
Vocês vão gostar!


 Eu dentro do livro literalmente.


Livrarias...

Espaço infantil...


Biblioteca

Espaço cultural...




guarda volumes

Vinícius de Moraes - 100 anos





Espaço externo..



Vista para o parque Campo de Santana


Bicicletário




Biblioteca Parque Estadual (BPE) A Biblioteca Parque Estadual (BPE) é uma importante instituição cultural do país, inaugurada em 1873 por Dom Pedro II, localizada em um edifício de 15 mil metros quadrados no centro do Rio de Janeiro.

Reinaugurada no dia 29 de março de 2014, após extenso trabalho de ampliação e modernização, a BPE passa a ser a matriz da rede de Bibliotecas Parque que o Governo do Rio de Janeiro está implantando no estado, da qual já fazem parte a Biblioteca Parque de Manguinhos, a Biblioteca Pública de Niterói e a Biblioteca
Parque da Rocinha. A reformulação da BPE não foi apenas arquitetônica, mas incluiu a modernização do acervo e a ampliação dos serviços.

A renovação da BPE segue projeto de Glauco Campelo, o mesmo arquiteto que desenhou nos anos 1980 o prédio que a biblioteca ocupou até agora. O projeto de ambientação arquitetônica e mobiliário é de Bel Lobo. O novo prédio exibe em seu pátio uma escultura de Waltercio Caldas projetada especialmente para a Biblioteca Parque Estadual.

A nova BPE pretende ser um polo de atividades culturais, informação e lazer acessível a todos, sem restrição de idade, região de domicílio ou nível de formação. É um local de espaços amplos, confortáveis e funcionais que oferece acesso à informação através de diversas linguagens, além de livros, vídeo, música, teatro e artes. Promove também atividades de fomento à leitura e é um espaço de educação informal.

Em seus 15 mil metros quadrados, a Biblioteca Parque Estadual oferece: um acervo literário com mais de 250 mil itens, livros de arte, quadrinhos, 20 mil filmes, três milhões de músicas digitalizadas, biblioteca infantil, teatro com 240 lugares, auditório com 90 lugares, estúdios de som e de vídeo, salas multiusos para laboratórios, cafeteria, restaurante, jardim suspenso, pátio e bicicletário.

Saiba mais sobre a BPE visitando seu hotsite aqui.

SERVIÇOS

Como chegar

Ônibus:
Intermunicipais com destino ao Terminal Rodoviário Coronel Américo Fontenele. Além de diversas linhas que passam pela região, como todas as linhas com ponto final na Central do Brasil

Metrô:
Estações Presidente Vargas ou Central

Trem:
Estação Central do Brasil, da SuperVia

Bicicleta: Bicicletário com 40 vagas

Acessibilidade

As obras incluem adaptação para portadores de necessidades especiais

BPE – Biblioteca Parque Estadual
Av. Presidente Vargas, 1261
Centro – Rio de Janeiro – RJ
CEP 20071-004
Tel: 2332-7225

Histórico

A Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro foi criada em 15 de março de 1873, a partir da proposta apresentada pelo presidente da Câmara Municipal, Antonio Barroso Pereira. Foi inaugurada um ano e nove meses depois, no dia 2 de dezembro de 1874, no anexo do Arquivo da Câmara Municipal.

A Biblioteca Pública do Estado já teve diversos endereços. Em sua primeira transferência, em 1882, ela foi para o Palácio da Prefeitura, na Praça da República. Quando saiu de lá foi provisoriamente para a Escola Orsina da Fonseca e depois ganhou instalações próprias na mesma rua, a antiga General Câmara.

Em 1943 a BPE ganhou seu último endereço, mudou-se para o número 1261 da recém-inaugurada Avenida Presidente Vargas, onde está até hoje. Em 20 de janeiro de 1984, parte deste prédio e do acervo da biblioteca foi destruída por um incêndio. Mas desta vez ela continuou no mesmo lugar, em um novo edifício, inaugurado em 12 de março de 1987. Os 10 mil metros quadrados de área construída refletem o seu idealizador – Darcy Ribeiro – como também sua visão progressista para as áreas da educação e da cultura.

Com uma nova concepção de biblioteca pública pautada na Bibliothèque Publique d'Information, em Paris, cujo foco central é o usuário, a BPE passou a ser uma instituição modelar. Serviços voltados para o atendimento ágil e eficiente do cidadão foram criados, como o Banco de Informações Públicas e o Setor de Vídeo, pioneiro no Rio.

Além da localização, a biblioteca também já mudou de nome algumas vezes. Inicialmente surgiu sob a denominação de Biblioteca Municipal do Rio de Janeiro, mas em 1891, com a criação do Distrito Federal, mudou para Biblioteca Municipal do Distrito Federal. Com a construção de Brasília, em 1960, passou a ser a Biblioteca Estadual da Guanabara, o que durou até a fusão do Estado da Guanabara com o do Rio de Janeiro, em 1975, quando virou Biblioteca Estadual do Rio de Janeiro.

Na década de 1990, a biblioteca era conhecida de duas formas: Biblioteca Estadual Celso Kelly, nome que ganhou em 1980, caiu em 87 e foi restituído em 90; e Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro, denominação dada com a inauguração do novo prédio, em 1987.

Em outubro de 2008, a biblioteca fechou para obras, dentro do projeto de modernização, qualificação e informatização das bibliotecas públicas do estado.

Reinaugurada em 29 de março de 2014 como Biblioteca Parque Estadual, segue em funcionamento.

Informação importante* Emprestam livros - comprovante de residência e documento com foto.

Espero que gostem!

Um comentário:

Jussara Neves Rezende disse...

Adorei a foto dentro do livrão!
:)