Museu de arte do Rio - MAR - Porto Maravilha ... Lá fomos nós!

                                             Olá!

Nesse final de semana, fui conhecer o novo Porto do rio , o Porto Maravilha, ainda não está pronto totalmente, mas já vale a pena o passeio.




                                                   
       
Com o Museu do amanhã, não aberto ainda ao público.  Visto de fora...promete!
                                                                      


Devolver a Região Portuária à população, com ruas revitalizadas, novos equipamentos culturais, maior integração entre meios de transporte e espaços para o pedestre. Um dos maiores projetos da cidade, a operação Porto Maravilha vem, desde 2009, requalificando uma das mais importantes áreas da cidade.
As transformações vão desde a demolição do Elevado da Perimetral, um dos maiores símbolos de uma cidade voltada para carros e que durante anos contribuiu para a degradação da região, passando pelo surgimento de novos pilares culturais, como o Museu de Arte do Rio (MAR) até a construção de um boulevard para pedestres em plena Avenida Rodrigues Alves.
A abertura de novas casas noturnas, bares e restaurantes também é o reflexo dessa retomada, que permitiu que o Rio voltasse a reencontrar, novamente, o mar.







Pier do Porto.






MAR - Museu de Arte do Rio.
Maquete




Localizado no Centro do Rio de Janeiro, próximo a principal avenida do bairro, o museu ocupa dois edifícios na praça Mauá, entre o Centro e a Zona Portuária. Um dos prédios é o Palacete Dom João VI, construído em estilo eclético. Foi dedicado às salas de exposição, o "Pavilhão de Exposições", aproveitando-se o pé-direito alto e a estrutura livre de seus salões. O outro, adjacente ao palácio, era utilizado pelo terminal rodoviário Mariano Procópio antes de ser integrado ao museu, a "Escola do Olhar", além de abrigar a administração e outros departamentos.[3] [4]
Os dois prédios somados, ligados por uma passarela suspensa, a "cobertura fluída", ocupam uma área total de 2.300 metros quadrados e uma área construída de 11.240 m².

Inauguração

Inaugurado ainda antes da conclusão das obras, o museu faz parte do Porto Maravilha, projeto de revitalização da Zona Portuária da cidade.[5]

Prêmio de arquitetura

O museu foi premiado com o título de melhor construção de 2013, ano da sua inauguração, na categoria museu, pelo voto popular do maior prêmio internacional de arquitetura do mundo, o Architizer A+ Awards. O MAR concorreu com os museus Heydar Aliyev Center (Azerbaijão), New Rijksmuseum (Holanda), Zhujiajiao Museum of Humanities & Arts (China) e com o Danish Maritime Museum (Dinamarca). [6]









Rio, de tantas contradições, mas ainda é, uma cidade poética e linda.

Da onde você vier, não deixe de conhecer o Porto Maravilha. Você vai se encantar!

Até  logo!

Nenhum comentário: