O professor e Paulo Freire.

Olá!
Hoje é dia do professor!

Verdades da Profissão de Professor

Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
Paulo Freire

*Turminha de 1999
Parabéns professor

2 comentários:

Regina Melo-Jocknevich disse...

Ola Fatima, tudo bem?

Professores - a profissão mais valorizada na minha familia. Todas nós (7) nos formamos no magistério, se bem que somente 2 aposentaram nela.

Muito legal o texto de Paulo Freire.

O meu pensamento viaja disse...

Bom dia, Fátima! Acho que os professores são a mais injustiçada de todas as profissões. Não é por acaso que começam a faltar, como acontece em Inglaterra, onde a grande maioria são imigrantes.
Aos meus professores, o meu agradecimento. A eles devo grande parte daquilo que hoje sou.
Beijo.